Quinta, 26 de fevereiro de 2015 às 09:34

APMI assumirá a gestão do Hospital Sindicato de Capitão

Redação



Que a situação do Hospital Sindicato de Capitão L. Marques não é boa, todo mundo sabe, mas a questão de contribuições sindicais estão levando a situação insustentável. Com essas pendências a Fundação Hospitalar por não ter negativa não consegue receber recursos de convênios com o Governo Federal, ficando a Prefeitura Municipal com repasses mensais e as AIH- Autorização de Internação Hospitalar responsáveis pela permanência do hospital aberto com todas as dificuldades.
Diante dessa situação, o poder público e sociedade começaram a discutir uma outra alternativa e quando tudo se imagina como causa vencida eis que surge uma luz no fim do túnel.
Como existe há aproximadamente há 40 anos a entidade APMI- Associação de Proteção a Maternidade e Infância, mesmo não funcionando a mesma não foi dada baixa e ela surge como esperança para que o hospital permaneça de portas abertas.
Na manhã de sexta-feira (20), na sala de reuniões da Prefeitura de Capitão, representantes da Administração Municipal, Vereadores, Associação Comercial e Industrial, Ministério Público e outras entidades se reuniram para discutirem os meios para que efetivamente a APMI possa assumir o Hospital. Cada entidade apresentou dois nomes para compor a diretoria provisória. Na manhã de segunda-feira (23), uma nova reunião aconteceu e a eleição foi realizada.
O estatuto da APMI está sendo adequado para poder abranger essa nova área de questão hospitalar.
Liamar Quadri que exerceu o cargo de presidente até no ano em que associação exercia atividades relatou que a APMI está em dia com suas obrigações e não tem nenhuma pendência o que garante que a APMI possa assumir a gestão do Hospital.
O Hospital Sindicato possui hoje 36 leitos e boa estrutura, o que falta são algumas adequações de equipamentos novos.
O presidente eleito Tranquilino Bergamaschi, comenta da indicação de seu nome e que se coloca a disposição. "Não esperava por isso, mas aceitamos o desafio e vamos nos dedicar".
O presidente do Sindicato Claudio Zeni, disse estar satisfeito com esse novo caminho encontrado para administrar o Hospital. "Ficamos muito felizes com essas pessoas em ter aceitado esse desafio. Me sinto aliviado. Faz quase cinco anos que assumi o hospital e acho que agora demos um grande passo. A sociedade se deu as mãos para que o hospital não feche".
O Prefeito Ivar Barea ressalta a eleição da diretoria e os tramites legais. "Um grande e importante passo. Creio que em 30 dias o hospital terá vida nova: novos convênios, novos programas, queremos aumentar o número de leitos, realizar novos procedimentos e melhorar o atendimento".

Diretoria eleita:
Presidente: Tranquilino Bergamaschi representando Clube do Vovô
Vice: Olmir Pecin- Representando a ACICAP- Associação Comercial
Tesoureiro: Milton da Rosa- Representando Igreja Católica
Secretária: Jandira Gracioli - Representando a Igreja Luterana
Conselho Fiscal:
Carlos Castóldi - Representando o Sindicato dos Trab. Rurais
Neri Bordin- Clube do Vovô de Alto Alegre
Marines da Silva- Pastoral da Criança


Fonte:

Veja também: