A Agência do Trabalhador de Capitão Leônidas Marques encaminha o requerimento do Seguro Desemprego para os trabalhadores do município, e atende também Santa Lúcia, Boa vista da Aparecida, parte de Lindoeste e eventuais viajantes.
Considerando o período de paralisação das obras da UHE Baixo Iguaçu, no ano de 2014, e a implantação de novas regras para a requisição do Seguro a partir de dezembro de 2014; é possível contribuir com a leitura do panorama do mercado de trabalho através dos dados referentes ao Benefício do Seguro Desemprego recepcionados pela Agência do Trabalhador:
DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2014
Requerimentos 1.134
Beneficiados 1.092
Valor Pago R$5.525.472,38
DE JANEIRO A JUNHO DE 2015
Requerimentos 371
Beneficiados 260
Valor Pago R$ 2. 515.495,90.
Ao trabalhador é fundamental salientar que:
Nesse ano as regras para requerimento do benefício sofreram alterações no que se refere ao tempo de vínculo empregatício e a relação entre o número de solicitações por parte do trabalhador.
Além das novas regras, deve-se estar atento a todas as informações documentais de admissão e demissão: datas de entrada/saída/aviso prévio; assinaturas e carimbos e adequação do CNPJ do empregador na Carteira de Trabalho e nos papéis da Rescisão de Contrato, Termo de Quitação e Termo de Averbação, quando for o caso.
Todo trabalhador deve sempre verificar se os documentos pessoais estão regularizados: Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão Cidadão e Carteira de Trabalho (CTPS). São comuns os processos e notificações por divergência no sobrenome de solteira/casada/divorciada, no sexo, na data de nascimento e no nome dos pais.
Além disso, é recomendada a busca do PIS ATIVO junto à Caixa Econômica Federal, para verificação de duplicidade.
Medidas simples de leitura e conferência evitam uma série de transtornos ao trabalhador e são facilmente executadas.
Fonte: Agência do Trabalhador de Capitão Leônidas Marques
Para maiores informações, consultas e orientações, o trabalhador deve procurar a Agência do Trabalhador, na Avenida Tibagi, 407; ou pelo telefone (45) 3286-3013 ou ainda através do Facebook: Agencia do Trabalhador Calema.
Por Elaene Madalosso
Fonte: