Inicialmente, a ideia era fazer o levantamento apenas no período que antecede o verão, época com maior chance de proliferação do mosquito. Entretanto, ao longo dos anos de trabalho, foi identificada a necessidade de prevenção o ano todo, já que mesmo em épocas em que a proporção do vetor é menor, com a seca e o frio, o mosquito também se reproduz.
Com o LIRAa é possível descobrir como está a situação do município em apenas uma semana, e também identificar quais os bairros à maior circulação do mosquito e em quais locais (depósitos) estão os criadouros.
Quem realiza as visitas nas casas e faz esses levantamentos são os Agentes de Combate às endemias. Em Capitão Leônidas Marques o levantamento está sendo realizado até a sexta feira (09), depois os dados serão divulgados para a população propondo alternativas para acabar com o mosquito.
O boletim da dengue do município mostra que desde o começo do calendário sazonal da dengue, até esta quarta-feira (07) já foram realizadas 15 notificações, desse total, 14 foram descartados, e apenas um está em investigação.
O Secretário de Saúde Municipal de Capitão – Ademar Mantovani, falou sobre trabalho que segue até a sexta feira (09).
Fonte: Da Redação