Quinta, 15 de outubro de 2020 às 10:41

Médica de Capitão orienta sobre a prevenção da intoxicação infantil


A Secretaria de Estado da Saúde chama a atenção de pais, responsáveis e cuidadores para a prevenção à intoxicação infantil, perigo que fica ainda maior durante a pandemia, com as crianças mais tempo em casa.
 
Os acidentes com as crianças de zero até quatro anos correspondem ao maior número de intoxicações infantis, representando 77% dos casos. O local mais frequente para a exposição ao produto tóxico é a própria residência, com 90% dos acidentes, o que indica que os agentes causadores ficam em locais acessíveis às crianças dentro de suas próprias casas.
 
Os medicamentos são os maiores causadores de intoxicações infantis, com 45,5% das notificações.  O tamanho, forma e cor dos medicamentos, associada ao acesso fácil das crianças em casa, colabora para o grande número de ocorrências deste tipo de intoxicação. Eles têm aspecto atrativo e muitos são semelhantes a balas e doces, além de apresentarem um sabor agradável.
 
Em seguida, os produtos de uso domiciliar para limpeza são causadores de 16% dos casos. Da mesma forma, o acesso e a apresentação despertam a curiosidade infantil.
 
As intoxicações na infância representam 18% do total de casos registrados no Paraná. Os produtos químicos, agrotóxicos, plantas tóxicas e cosméticos também aparecem como causadores de intoxicação.
 
A Médica do Posto de Saúde Central de Capitão - Dra. Daniela Carniel, orienta sobre os pais e responsáveis sobre os principais cuidados que devem ser tomados para evitar uma possível intoxicação nas crianças.
 
 
Dicas de prevenção
 
*Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças;
*Mantenha os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir as crianças;
*Dê preferência por produtos cujas embalagens possuam tampas de segurança a prova de abertura por crianças;
*Mantenha os números dos telefones de emergência (SAMU: 192; Corpo de Bombeiros: 193) próximos aos aparelhos de telefone de sua casa.
*Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros venenos potenciais.
*Mantenha plantas caseiras longe do alcance das crianças;
*Ensine as crianças que elas não podem comer nada a menos que os pais ou quem estiver cuidando delas dê a elas.


 

Fonte: Da Redação

Veja também: