Sexta, 16 de outubro de 2020 às 11:00

Dia Mundial da Alimentação traz ações de conscientização pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Capitão


O Dia da Mundial da Alimentação é comemorado nesta sexta-feira dia 16 de outubro. Criada para assinalar a fundação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação”, fundada em 1945. A data foi implementada para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade.
 
Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais. Estabelecido pela ONU em 1979, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981.
 
A cada ano um novo tema é definido para ser discutido e definir a realização das campanhas. Neste ano de 2020 o tema escolhido foi: Cresça, alimente e sustente juntos.
 
Em Capitão Leônidas Marques a data não passa em branco, todos os anos o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional que engloba as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizam ações para conscientizar a população além de atividades com as crianças da rede municipal de ensino.
 
A mensagem de cultivar, nutrir e preservar juntos será repassada durante a próxima semana através de atividades remotas diferenciadas para os alunos.
 
Élister Balestrin é nutricionista de Capitão e falou sobre a data e as ações que serão realizadas no município com o objetivo de levar a mensagem a todos os munícipes.
 
Neste ano, com a pandemia de Covid-19, ficou ainda mais clara a dificuldade de acesso a alimentos em algumas comunidades. Além disso, os benefícios de uma alimentação adequada em frutas, verduras e alimentos minimamente processados fica cada vez mais evidenciado no sentido de promover a saúde e assim, evitar o aparecimento de doenças.
 
Élister explica o tema e diz que ele incentiva as pessoas a plantar as próprias frutas, verduras e legumes ou consumir os produtos produzidos pela agricultura familiar, exercido por algumas famílias do município fortalecendo assim a “cadeia curta”.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: