Quarta, 11 de novembro de 2020 às 15:35

Paraná tem alta no comércio pelo quinto mês seguido


O comércio no Paraná cresceu 1,2% em setembro, conforme a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística). É o melhor índice entre os estados do Sul.

O avanço, comparado ao mesmo mês do ano passado, é de 7,7%. Segundo os dados do IBGE, as vendas evoluíram em 14 das 27 unidades da Federação em setembro, apontando um cenário mais otimista da recuperação da economia em meio à pandemia de covid-19.

As vendas foram puxadas por móveis (43,2%), eletrodomésticos (21,4%), materiais de construção (21%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,7%) e veículos, motocicletas, partes e peças (10,7%).

“O comércio paranaense cresce desde maio deste ano, se recuperando das perdas do começo da pandemia. É um movimento que acompanha a evolução na indústria, as contratações com carteira assinada e os investimentos do setor privado”, afirma o governador Ratinho Junior.

Segundo ele, ainda há expectativa de um cenário positivo com as vendas de fim de ano. “O comércio fechou em alta em 2019, há expectativa de repetir o bom desempenho mesmo num ano atípico”, completou.

Os impactos positivos foram nas vendas de materiais de construção e veículos. Os dois setores foram diretamente abalados pela pandemia provocada pela coronavírus porque constituem investimentos mais vultosos por parte da população. Em relação ao primeiro é o quarto mês consecutivo de alta, na comparação aos meses de 2019. No setor automotivo é apenas o quarto mês do ano com resultado positivo.

Além das altas nas vendas, o comércio também foi o segundo setor que mais contratou no Paraná em setembro. Foram 5.398 novas carteiras assinadas, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado), do Ministério da Economia.
 

Fonte: Paraná Portal

Veja também: