Quarta, 09 de dezembro de 2020 às 11:34

Justiça suspende eleições para diretores de colégios estaduais do Paraná


A juíza Patricia de Almeida Gomes Bergonse, da 5ª Vara da Fazenda Pública, acatou Ação Civil Pública do Ministério Público do Paraná (MPPR) e suspendeu na noite desta terça (8) a consulta à comunidade escolar para escolha dos diretores da rede estadual de ensino no Paraná. A escolha dos diretores estava agendada para acontecer entre esta quarta (9) e 17 dezembro. Devido à urgência da medida, a juíza dispensou  excepcionalmente a oitiva prévia do Poder Público estadual sobre a questão. 
 
A decisão prevê multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento. Na decisão, a juíza lembra ainda que a realização das eleições afronta o próprio decreto estadual 6294/2000 que proíbe eventos presenciais que causem aglomeração com grupos de mais de 10 pessoas.
 
Em nota, a  Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informou que  suspendeu a eleição dos diretores de escolas estaduais, acatando decisão liminar expedida pela 5ª Vara da fazenda Pública, em Curitiba.
 
Em Capitão Leônidas marques, a equipe da Interativa FM conversou com o Luiz Carlos Ledur, diretor do Colégio Carlos Argemiro Camargo e candidato a reeleição neste ano. Ledur diz que ainda não houve uma comunicação entre a coordenação da educação e os colégios, ele relatou ainda que o fato do cancelamento chegar tão em cima da hora causou revolta na classe envolvida.

 

Fonte: Bem Paraná / Da Redação

Veja também: