O risco maior de tempo mais severo neste sábado se concentrará na Metade Oeste do Estado entre a madrugada e de manhã, mas temporais isolados podem ocorrer em outras regiões gaúchas. No final do sábado, áreas de instabilidade isoladas mantém o risco de temporais localizados na Metade Norte.
As condições favoráveis ao registro de tempo severo localizado vão se estender para Santa Catarina e o Paraná, em especial da tarde para a noite deste sábado, atingindo principalmente localidades do Centro pro Leste dos dois estados.
No começo do domingo se espera a formação de mais nuvens carregadas na Metade Norte gaúcha com chuva e risco de tempestades isoladas, particularmente em cidades do Noroeste e do Norte. Ao longo do domingo, a instabilidade avança com chuva localmente forte a intensa, raios e temporais localizados de vento e granizo por Santa Catarina e o Paraná, chegando até São Paulo antes de o dia.
No Rio Grande do Sul, o tempo melhora no decorrer do domingo a partir do Oeste e do Sul com o avanço de ar mais seco impulsionado por um ciclone atuando na costa da Argentina.
A chuva deste fim de semana no Estado será irregular e mal distribuída com os mais altos acumulados no Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado. Os volumes em alguns locais do Planalto Médio e do Médio e Alto Uruguai devem ficar perto ou acima de 100 mm. No Sul e no Leste gaúcho, ao contrário, a maioria dos municípios deve ter volumes de precipitação baixos neste fim de semana. O mapa do modelo WRF, disponível ao assinante, mostra os totais de chuva até 9h de segunda.
Fonte: Metsul