Terça, 23 de fevereiro de 2021 às 11:27

Rotary comemora hoje 116 anos; Em Capitão o Rotary existe há 5 anos


 Hoje dia 23 de fevereiro, o Rotary internacional, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade, comemora 116 anos. O Rotary Club de Capitão Leônidas Marques existe a 5 anos. Durante esse período, realizou vários projetos, dentre eles do Banco Ortopédico e das Ruas para o Tatame e outros, beneficiando muitas pessoas.

 O projeto das Ruas para o Tatame proporciona as crianças carentes da cidade de Capitão Leônidas Marques, aulas gratuitas de  Jiu-jitsu e muaythai. A prática de esporte ajuda as pessoas a terem autocontrole e disciplina, os valores que são aprendidos se integram na personalidade do indivíduo e refletem suas ações. O projeto traz oportunidade de cidadania para essas crianças e tira-los da ociosidade que pode levar os jovens para a zona de risco com as drogas ou criminalidade. 

  Outro projeto é do Banco Ortopédico, onde são disponibilizadas as pessoas cadeiras de rodas, muletas e outros equipamentos. O empréstimo não tem nenhum custo e é em forma de comodato. É feito um contrato, constando alguns documentos e um comprovante de endereço, quando a pessoa não precisar mais ela devolve para que outras possam fazer uso.

  O Rotary é uma das organizações sem fins lucrativos mais antigos e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em cerca de 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

 São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:

Promoção da paz

Combate a doenças

Fornecimento de água limpa

Saúde de mães e filhos

Apoio à educação

Desenvolvimento econômico

Proteção ao meio ambiente

 

Fonte: Assessoria Rotary Club

Veja também: