Quarta, 17 de março de 2021 às 12:07

Vereadores de Capitão formam comissões para acompanhar o projeto PACUERA e assuntos da Usina do Baixo Iguaçu


Ocorreu na noite desta terça-feira (16) mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques, onde além da segunda fase de votação dos projetos de lei já aprovados anteriormente, também apresentou dois projetos de resoluções e quatro indicações de vereadores.
 
Ambas as resoluções foram aprovadas e servem para a criação de uma comissão especial, para análise, apuração, pareceres, denúncia, soluções e acompanhamento do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu – PACUERA.
 
Os membros desta comissão são os vereadores: Edelano Rohers como presidente, Matheus Barea como relator e Jane Rigo - membro.
 
A segunda resolução formou a comissão especial para análise, apuração, pareceres, denúncias e soluções sobre assuntos da Usina do Baixo Iguaçu.
 
Os membros desta comissão são os vereadores: Claudecir Alves da Silva como presidente, Valmir Lucietto como relator e Revair Jose Rodrigues - membro.
 
A primeira indicação foi feita pelo vereador – Edelano Rohers, que pede ao prefeito que adquira ou financie dois caminhões traçados para atender a demanda da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.
 
Segundo Edelano, a aquisição dos dois caminhões é de muita importância para atender a demanda de cascalhamento nas estradas rurais do município. Tendo em vista, que atualmente está disponível apenas uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, uma patrola e somente dois caminhões. Com isso, a aquisição dos referidos veículos iria possibilitar realizar o dobro de serviço.
 
A vereadora – Claudete Torres também fez uma indicação, pedindo ao executivo que dê continuidade a pavimentação poliédrica, iniciada na gestão passada, nas ruas do Distrito de Bom Jesus.
 
Claudete alegou que a pavimentação é necessária, já que os moradores sofrem constantemente com a lama no período de chuva e com a poeira no período de estiagem, o que também prejudica a trafegabilidade.
 
Na sequência, o vereador - Claudecir Alves apresentou duas indicações, a primeira pede ao prefeito de Capitão que o ‘Projeto Meu Campinho’, desenvolvido pelo governo do Estado do Paraná, seja instalado no Bairro Campo da Baixada, tendo em vista que foi construída a escola no local em que os moradores praticavam esportes.
 
Em seguida ele também indicou que seja reinstalada a câmera de monitoramento na praça das fontes, pois segundo ele, chegou ao seu conhecimento que no período da noite há aglomeração de pessoas na praça das fontes, o que tem causado transtornos aos moradores vizinhos.
 
A sessão encerrou após a apresentação da última indicação, feita pela presidente da Câmara – Cleudes Pavan, pedindo que seja viabilizada a adesão, através da Secretaria Municipal de Saúde, as PICS – Praticas Integrativas e Complementares.
 
Cleudes explica que como as PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças, como depressão, hipertensão, e outras, justifica-se a oferta deste serviço no sistema único de saúde do município.
 
Todas as indicações foram aprovadas e serão avaliadas pelo prefeito - Maxwell Scapini para possível implementação, ou não.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: