Quinta, 06 de maio de 2021 às 11:58

Lâmpadas de LED trazem modernidade e economia na iluminação pública de Capitão


O uso de LED na iluminação pública permite aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. A substituição das antigas lâmpadas de vapor metálico tóxico pode garantir economia de até 50% com os gastos de energia elétrica, manter ruas e praças mais seguras e ainda contribuir com o meio ambiente.
 
Em Capitão Leônidas Marques várias ruas já receberam a iluminação através destas lâmpadas que tem uma melhor claridade, baixo custo de manutenção e alta durabilidade.
 
Duas licitações foram feitas pelo município, uma para a compra de 300 lâmpadas e outra para a contratação de mão de obra para instalação dos equipamentos, na qual uma empresa de Ampére foi a vencedora.
 
Os dispositivos de iluminação já foram instalados na Avenida Iguaçu, Tibagi, Tancredo Neves e também na Rua Xambrê, saída pro Bom Jesus, saída para Coopavel, Rua Pedro Dallabrida (frigorífico), Bom Jesus, Santo Antônio e Alto Alegre do Iguaçu.
 
O investimento na iluminação é alto, o led é mais caro que as lâmpadas antigas, mas a economia com energia elétrica e manutenção acaba compensando no final das contas.
 
O Secretário administrativo da prefeitura de Capitão – Gean Carlos Barea Schneider falou sobre a melhoria que já atende as áreas centrais de Capitão, e disse que em breve uma nova licitação para compra complementar deve dar andamento na troca da iluminação.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: