Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 14 por 9.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 36 milhões de brasileiros adultos têm pressão alta. Entre os idosos, a doença atinge 60% da população. A pressão alta é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares: cerca de 200 mil todos os anos.
A Nutricionista de Capitão Leônidas, Mariana Grisa, explica que os principais fatores para a ocorrência da pressão alta são genéticos, mas os hábitos de vida do indivíduo também podem acarretar a enfermidade.
A doença pode ser controlada com medicação de uso contínuo.
Outras medidas como o controle de peso, a prática de atividades físicas de forma regular e hábitos saudáveis de vida também ajudam a manter os níveis de pressão controlados.
Por evitar as chances da forma grave da Covid-19, o controle da pressão alta ganha maior importância, destaca a nutricionista.
Fonte: Da Redação / Agência Brasil