Quarta, 23 de junho de 2021 às 10:54

Com baixa cobertura vacinal, Saúde de Capitão alerta sobre a importância de se imunizar contra a gripe


De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o Paraná atingiu até a manhã desta terça-feira (22) apenas 41,3% de cobertura vacinal da campanha de imunização contra a gripe. Iniciada em 12 de abril, a campanha pretende imunizar 4,4 milhões de paranaenses até 9 de julho, data de encerramento da ação.
 
A imunização contra a gripe é uma maneira de prevenir complicações, óbitos e sintomas graves da doença, o que contribui para minimizar a sobrecarga dos hospitais. Por isso, é importante que a população se vacine, principalmente agora, com a chegada do inverno, quando os cuidados com a saúde devem ser reforçados
 
A vacina contra a gripe é aplicada em dose única. Idosos, professores, gestantes, mães que deram à luz recentemente, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a seis anos e indígenas têm direito ao imunizante.
 
Vale lembrar que as pessoas que tomarem a vacina da gripe devem respeitar o prazo de 14 dias para se vacinar contra a Covid-19. A orientação é que, pessoas que estão prestes a tomar a vacina do Covid-19, a priorizem e adiem a vacinação contra a gripe.
 
Em Capitão Leônidas Marques, a situação da cobertura vacinal é insatisfatória segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Apesar das constantes chamadas dos grupos prioritários e de o imunizante ter sido disponibilizado em todos os PSF’s do município, a procura por parte da população tem sido baixa, é o que diz a Coordenadora do Setor de Imunização de Capitão – Ivone Bortolace.

 

Fonte: Da Redação / G1

Veja também: