Quinta, 10 de setembro de 2015 às 13:56

Alunos de Capitão realizam sábado as provas da segunda fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemátic

Redação

Os estudantes classificados na primeira fase da 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) participarão da segunda etapa da competição, que será realizado às 14h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (12), em 9.292 mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados da federação.

Foram selecionados para a segunda etapa quase 900 mil alunos de 42,3 mil escolas públicas de todo o País, sendo 280 mil alunos do nível 1 (6º e 7º do Ensino Fundamental); 262 mil do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); e 345 mil do nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Em Capitão L. Marques 43 alunos realizarão a prova no Colégio Carlos Argemiro Camargo. A Pedagoga Marilda Berkenbrok fala sobre a prova. "Alunos do nosso Colégio foram selecionados para a segunda fase. São ao todo 43 alunos que deverão comparecer ao colégio meia hora de antecedência e levar um documento original com foto".

De acordo com Marilda, o aluno pode se preparar com antecedia para a prova. "A Obmep disponibiliza várias questões em seu site, matérias para estudo para o aluno se preparar".

No ano passado, o aluno Rodrigo Fontanela de Capitão L. Marques recebeu medalha de prata na Olimpíada. Devido sua pontuação, ganhou bolsa do programa de iniciação cientifica, além disso, 13 alunos receberam certificado de menção honrosa.

A prova

A prova da 2ª fase da Obmep terá duração de três horas e será composta de seis questões discursivas, nas quais os participantes devem mostrar os cálculos e o raciocínio utilizados para resolver os problemas. O próprio Impa cuida de todo o processo de correção nesta fase, que ocorre nos centros de aplicação espalhados pelo País.

Premiação

Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas. Os alunos medalhistas na Obmep 2015 serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 100 por mês (R$ 1,2 mil por ano).

O número de estudantes inscritos para a Obmep 2015 totalizou quase 18 milhões.



Fonte:

Veja também: