Quinta, 24 de setembro de 2015 às 14:52

Gestores públicos do Oeste dentre eles o prefeito de Capitão conhecem o modelo de gestão metropolita

Redação

De 21 e 23 de setembro, uma comitiva de prefeitos e líderes políticos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP),estiveram no Vale do Aço em Minas Gerais com objetivo conhecer o funcionamento do arranjo institucional metropolitano da região e a forma como os municípios se articulam para promover o desenvolvimento regional.

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), recebeu as lideranças.

A escolha da RMVA Vale do Aço se deu em função das semelhanças com a do Oeste do Paraná, onde quatro cidades, com aproximadamente 500 mil habitantes, possuem atividades econômicas semelhantes.

De acordo com o coordenador regional Oeste do Governo do Estado do Paraná, Severino Folador, a troca de experiências entre as duas regiões será uma oportunidade de melhorar a gestão regional. "Precisamos discutir com mais propriedade a união de municípios como Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, que hoje possuem linhas de trabalho distintas, mas que deveriam ser convergentes, especialmente em função do que prevê o Estatuto da Metrópole sobre o funcionamento das regiões metropolitanas", observa.

O prefeito de Capitão L. Marques, Ivar Barea comentou da visita. "Foi uma viagem organizada pela AMOP e foi uma experiência extraordinária. Fizemos várias visitas e buscamos a experiência deles para adequar a região metropolitana de Cascavel e Toledo para que sejam regulamentadas. Vai depender agora do governo do estado, de um estudo, de avaliações. Esperamos criar pelo menos uma região metropolitana, ou de Toledo ou de Cascavel".

Região Oeste do Paraná

A região Oeste do Paraná é formada por 50 municípios e dividida em três microrregiões: Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. No total, ela possui 1,3 milhões de habitantes e é uma das mais importantes regiões do Estado. Os municípios da região são filiados a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), que é reconhecida como maior e uma das mais organizadas entidades municipalistas do Paraná.



Fonte:

Veja também: