Terça, 29 de março de 2022 às 14:33

Capitão recebe reconhecimento para se tornar Cidade Amiga do Idoso


O Paraná deu mais um passo significativo na consolidação de políticas públicas voltadas exclusivamente para o cuidado com a terceira idade. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior entregou nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Palácio Iguaçu, o certificado de Cidade Amiga do Idoso para 11 municípios paranaenses. 

Outras 11 localidades concluíram os planos para aderir ao processo, primeiro passo para a obtenção do selo internacional. 

O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a promoção de ações e políticas públicas a esta população, a participação ativa dos conselhos municipais da defesa dos direitos da pessoa idosa e a realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades.

O primeiro passo para pleitear o reconhecimento de Cidade Amiga do Idoso é a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade do município, com as principais necessidades e ações voltadas a essa população. O município de Capitão Leônidas Marques já concluiu essa etapa e recebeu o reconhecimento pelos esforços da mão do Governador do Paraná.
O chefe do Poder Executivo de Capitão, Maxwell Scapini e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Cultura e Cidadania Regina Scapini estiveram no Palácio do Iguaçu recebendo o certificado de Reconhecimento Público pelo empenho e resultados alcançados na implementação de ações de Cidade Amiga do Idoso.

Regina Scapini falou sobre o reconhecimento, e os procedimentos que o município irá realizar a partir de agora.

Regina destacou sobre as várias ações que o município tem para se tornar a cidade amiga do idoso.

O Prefeito Maxwell Scapini comentou sobre o que representa para Capitão estar recebendo este reconhecimento.

Maxwell ressaltou sobre as secretarias que irão participar e que fazem parte deste comitê.


 

Fonte: Da Redação

Veja também: