Como é um procedimento que precisa ser feito presencialmente, foi suspenso como forma de prevenção ao contágio da covid-19, e como a pandemia não acabou, ainda não tem data para que volte a ser exigido.
As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver. Nesses dias, serão eleitos o Presidente da República e o Congresso Nacional, Senadores e Governadores.
O Tribunal Superior Eleitoral estima que o Brasil terá 148 milhões de eleitores nas eleições deste ano, o que coloca o país como a segunda maior democracia do hemisfério ocidental e uma das maiores do mundo.
O voto no Brasil é permitido a cidadãos maiores de 16 anos, e obrigatório entre 18 e 70 anos. Aqueles que não votarem numa eleição e depois não apresentarem uma justificativa aceitável, como estar ausentes de seu lugar de votação nesse momento, devem pagar uma multa de R $3,51.
Nós conversamos agora com o Evaldo Moreira - Assistente da repartição do Fórum Eleitoral aqui de Capitão Leônidas Marques, para entendermos melhor sobre a decisão do TSE em liberar os eleitores sem a biometria a votarem nas eleições.
Evaldo fala ainda sobre os jovens que não emitiram seus títulos de eleitores, que fiquem atentos ao final do prazo, o qual ocorre no dia 04 de Maio, para não perderem a chance de votar neste ano.
E reforça ainda sobre o público em geral sobre a situação para estar apto para votar.
Foto:Divulgação/TSE
Fonte: Da Redação