Sexta, 20 de novembro de 2015 às 14:45

Balanço parcial mostra devastação provocada por tornado em Marechal Cândido Rondon

Redação

A cidade de Marechal Cândido Rondon amanheceu nesta sexta-feira com um cenário desolador em consequência do rastro de destruição provocado por um tornado registrado por volta das 16 horas de ontem.
Os ventos que teriam chegado a 150 km/h, atingiram uma faixa de 6 km de extensão por 1 km de largura, afetando especialmente a região sul da cidade e algumas localidades do interior.
Ainda não existem informações oficiais e definitivas sobre a extensão dos prejuízos.
Logo após o tornado, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Siate e Samu e prefeitura municipal foram mobilizadas.
Várias ruas e avenida foram totalmente interditadas, em razão da queda de postes de iluminação e árvores.
Várias horas após o temporal, em algumas regiões da cidade, apesar da mobilização de várias equipes, o tráfego de veículos continua interrompido.
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido para milhares de domicílios e ainda existem vários pontos sem luz, muito embora, dezenas de servidores da Copel e de empresas prestadoras de serviço tenham passado a noite realizando concertos.
Uma reunião emergencial foi convocada ainda ontem, e contou com representantes das secretarias municipais, associação comercial, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copel, entre outros órgãos, além do prefeito Moacir Froehlich e vice-prefeito Silvestre Cottica, para fazer uma avaliação dos estragos e traçar estratégias de trabalho para auxiliar as pessoas atingidas e dar condições de tráfego na cidade.
Conforme levantamento feito aproximadamente 1.500 casas foram atingidas, além de 200 empresas e logradouros públicos.
5 estabelecimentos comerciais tiveram a cobertura totalmente arrancada.
A Copel informou que 14 mil unidades consumidoras foram afetadas pela falta de energia e por danos na rede elétrica.
Ainda não existe um número oficial, mas estima-se que cerca de 200 postes e mais de 500 árvores, tenham sido derrubadas com a força do vento.
Conforme dados dos Bombeiros, 23 pessoas resultaram com ferimentos e foram encaminhados para hospitais da cidade e para a Unidade de saúde 24 horas.
Uma delas teve ferimentos considerados graves.
O Corpo de Bombeiros, forneceu lona e outros materiais para cerca de 150 famílias.
20 pessoas foram abrigadas no Centro de Eventos de Marechal Rondon, já que tiveram suas casas danificadas.
Outras procuraram apoio em casas de amigos e parentes.

Fonte: Rádio Educadora

Fotos. Site Aqui Agora


Fonte:

Veja também: