A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está fazendo um alerta para a necessidade de redobrar a atenção quanto às medidas de prevenção e biossegurança no estado.Em caso de detecção de sinais clínicos da Influenza no plantel avícola, chame imediatamente o serviço oficial de atenção veterinária.
A Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP - vírus H5N) é exótica no país, mas pode ser carregada por aves migratórias ou até mesmo por pessoas que estiveram em países onde a doença está ocorrendo. A transmissão também pode acontecer por meio do ar, água, alimentos e materiais contaminados, bem como pelo contato com aves doentes e o acesso de pessoas externas às criações comerciais.
A responsabilidade na prevenção é compartilhada por todos que participam da cadeia produtiva e objetiva mitigar os riscos de ocorrência.
Aqui em Capitão e em nossa região, não temos casos da doença, mas o alerta segue para que a região continue livre do vírus.
O Fiscal da ADAPAR de Capitão Leônidas Marques - Fernando Junior do Nascimento, reforçou sobre os cuidados que se deve tomar em relação à Influenza Aviária.
Fonte: Da Redação / AEN