Quinta, 19 de janeiro de 2023 às 08:39

Quedas do Iguaçu: Araupel demite 120 funcionários e sinaliza possibilidade de fechamento de indústria


Na última semana, a empresa Millpar, antiga Araupel, demitiu cerca de 120 funcionários da unidade de Quedas do Iguaçu. O fato foi tomado com surpresa no município, uma cidade de cerca de 30 mil habitantes.

Desde o ano passado, a indústria já demitiu mais 400 funcionários na cidade. “Da noite pro dia você tem 120 desempregados. São 120 famílias. Traz um baque social e a cidade toda sente muito porque vem a questão econômica”, resume um empresário local. “A Millpar tem um faturamento que representa muito pro nosso município”, acentua outro empresário de Quedas.

A decisão de demissão dos últimos 120 funcionários não passou por qualquer discussão com os empregados, de acordo coma imprensa local. A decisão teria sido tomada em Porto Alegre, cidade sede da empresa que controla o grupo.

JUSTIFICATIVA

Em resposta, a empresa explica que “para ampliar a capacidade produtiva, otimizar sua cadeia operacional e oferecer melhor nível de serviços a todos os seus clientes no Brasil e exterior, está reestruturando parte das suas operações no município. Os ajustes, diz a empresa, fazem parte de uma estratégia que prevê acelerar o crescimento dos seus negócios.

A empresa explica que está investindo em sua principal unidade fabril, localizada em Guarapuava, para concentrar sua produção, e garante que os funcionários afetados pelas demissões na unidade de Quedas do Iguaçu, estão recebendo toda a assistência nesse período de transição e assegura “estar empenhada em oferecer o melhor pacote de benefícios, negociado junto aos mesmos e o sindicato da categoria”.

A Millpar processa 350 mil m³ de madeira anualmente para produzir molduras, guarnições, painéis, componentes de portas, de escadas, de janelas e de móveis, entre outros produtos.

O número de funcionários total, entre as duas unidades, de Quedas do Iguaçu e Guarapuava, passa de 1 mil.



 

Fonte: Olho Aberto Paraná

Veja também: