Quinta, 19 de janeiro de 2023 às 12:00

Focos de ferrugem da soja aumentam; Produtores de Capitão e região devem se atentar aos cuidados


Os focos de ferrugem da soja aumentam no Brasil em um índice superior a 220%, se comparado à safra anterior na mesma época. Por ser um ano com chuvas mais frequentes e calor acima da média em algumas regiões, a incidência de doenças está aumentando nas lavouras de soja Uma das doenças que mais preocupa os produtores de soja, e que chega com tudo nessa safra 22/23, é a ferrugem asiática.

Comparado ao mesmo período do ano passado, novembro até janeiro, o aumento supera 220% entre uma temporada e outra, tendo o Estado do Paraná com mais ocorrências nesta safra 22/23. Segundo especialistas, a principal causa deste aumento é o clima favorável, mais chuvoso e quente.

Por ser uma doença muito agressiva, o monitoramento constante e as aplicações preventivas de fungicidas são as mais indicadas para um controle eficiente. O manejo integrado, com fungicidas de alta performance, aplicados no momento certo, e a utilização de ferramentas digitais ajudam, de forma efetiva, a controlar o avanço da infestação, como ressalta o Engenheiro Agrônomo de Capitão Leônidas Marques - Marcelo Primo.

Marcelo destacou ainda que na nossa região foram encontrados focos da ferrugem, e que o produtor deve se atender para não comprometer sua lavoura.

Outro ponto a ser considerado no manejo eficiente de doenças, tanto a ferrugem quanto as DFC (Doenças de Final de Ciclo), é o princípio ativo contido nos produtos comerciais que fará o melhor controle. O uso sucessivo de fungicidas contendo o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento da população de fungos resistentes, levando a perda de eficiência do produto e consequente prejuízo do agricultor, ressalta Marcelo.


 

Fonte: Da Redação

Veja também: