O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
A visita realizada é de rotina, para saber se tudo esta bem ou se a base precisa de materiais para a realização dos trabalhos.
Agora em novo endereço localizado no bairro São Gabriel/Gleba, conta com estrutura exclusiva, que segundo o Dr. Rodrigo, é importante o bem estar dos socorristas para um bom atendimento. "Os socorristas devem sim estar bem acomodados, pois perante situações de emergência, eles passam por um nível de stress muito alto, então a equipe deve estar sempre bem descansada e relaxada e a estrutura aqui oferece isso à eles".
Rodrigo ainda cita ter ficado impressionado com a base do SAMU de Capitão. "Estou satisfeito com a nova estrutura: ar condicionado, cobertura para a viatura, quartos aconchegantes. O município está de parabéns".
Fonte: