Quinta, 17 de dezembro de 2015 às 14:00

Duplicação da BR 163 entre Santa Tereza e Marmelândia deve começar em poucos dias

Redação

As obras de duplicação da BR 163, trecho de Santa Tereza do Oeste e o Rio Iguaçu em Marmelandia- Realeza deve começar nos próximos dias, isso ficou definido, junto aos proprietários rurais lindeiros a rodovia.
O superintendente do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte do Paraná, José da Silva Thiago repassa detalhes do que foi discutido entre produtores e representantes do órgão. "O processo de desapropriação é um pouco demorado, então realizamos essa reunião com os proprietários lindeiros".

Os produtores reunidos são proprietários de terras localizadas ao longo dos 15 primeiros quilômetros que serão duplicados. De acordo com José Thiago, alguns deles resistiram no início, mas acabaram concordando. "A maioria concorda, porque sabe da importância dessa obra. Agora vamos dar o pontapé inicial da obra".

De acordo com o superintendente as desapropriações serão feitas com base nos valores de mercado. "Fizemos uma pesquisa de mercado. Será pago de acordo com valores de cada área. É claro que demora um pouco para fazer o processo de desapropriação, mas queremos fazer o mais rápido possível".

O empresário Rubens Beal falou em nome dos produtores, ele argumenta que o importante é pensar no desenvolvimento da região. "A reunião foi positiva. Essa obra é muito importante para a região. Não podemos ir contra o progresso".

Os pagamentos das indenizações devem ser feito até metade do ano que vem, segundo Rubens Beal, alguns produtores argumentaram que deveriam ao menos colher a soja plantada, mas o DNIT se comprometeu em ressarcir inclusive a lavoura para que as obras comecem de imediato, diante da garantia oferecida pela própria empreiteira. "Ficou firmado que o pagamento será feito em 2016. Garantia do próprio construtor, que se o DNIT não pagar, ele mesmo banca".

A construtora Sanches Tripolini de Maringá foi à vencedora da licitação do DNIT, e executara toda a duplicação em 74 Km de rodovia, um investimento de R$ 576 mi.
As máquinas da construtora Sanches Tripolini já estão na região, e as obras devem começar em menos de uma semana. A previsão é que em 2016 o governo federal libere recursos apenas para obras já em andamento e a duplicação da BR 163 já está dentro do orçamento impositivo, baseado em acordo feito entre a bancada paranaense do congresso nacional e a relatoria do orçamento geral da união para o ano que vem.

Fonte:

Veja também: