Quinta, 01 de junho de 2023 às 11:12

Só metade das doses contra gripe foi aplicada no Paraná


O Paraná aplicou pouco mais da metade das doses contra a gripe disponíveis para a população. Até a noite desta quarta-feira (31), data oficial de término da campanha, foram aplicadas duas milhões, duzentas e 40 mil, duzentas e quarenta doses.

Com isso, apenas 44% dos grupos prioritários foram atingidos. A meta é de 90%. A situação se repete em todo o país e apenas o Amapá conseguiu a cobertura ideal.

A campanha contra a gripe vai ser estendida no Paraná, conforme orientação do Ministério da Saúde. A indicação é vacinar enquanto durarem os estoques. 

Pouco mais de 1 milhão de doses de imunizantes contra a influenza estão disponíveis nos municípios. Os grupos prioritários, aqueles que são mais vulneráveis à doença e têm mais chance de desenvolver quadros mais graves, até mesmo com risco de morte, correspondem a 4,6 milhões de pessoas no Paraná.

É este o grupo que precisa ainda mais da vacinação, ele inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos e povos indígenas. 

Mas, no dia 12 de maio, o imunizante contra a gripe foi liberado para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, com a intenção de aumentar a proteção da população.

Então qualquer pessoa pode se dirigir ao posto de saúde mais próximo e receber a sua dose.

 

Fonte: Band News fm

Veja também: