Quarta, 30 de dezembro de 2015 às 14:54

Corpo de Bombeiros de Capitão dá dicas para cuidados com fogos de artifício

Redação

Em festas de natal e principalmente no réveillon temos tradicionalmente o costume de soltar fogos de artifícios. Infelizmente esta atividade aumenta de forma considerável a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais.
Não devemos ignorar os riscos advindos da queima de fogos de artifícios, assim, precauções devem ser tomadas para manter o brilho e a alegria nas festas de fim do ano.
Dentro de um aspecto preventivo, o cabo Gildomar Trevisan do Corpo de Bombeiros de Capitão orienta como manusear esses artefatos. "Fixar corretamente a bateria de fogos. Cuidar com os rojões ao acendê-los, muitas pessoas tem ferimentos sérios nas mãos e no rosto. Jamais deixar criança manuseá-los e sempre soltar os fogos em lugares abertos".

Acidentes mais graves podem acontecer devido ao efeito retardado, momento em que os fogos podem falhar temporariamente, outra forma de acidentes mais graves acontecerem é a mistura de álcool com pólvora.

Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico. "Coloque água fria e não gelada. Muita gente coloca gelo, é errado. Não estourar a bolha se levantar - essas queimaduras já são de segundo grau. Não passar nenhum produto, muitos passam creme dental, borra de café, é errado. Se dirija ao um hospital e coloque apenas um pano limpo e água".

Não solte rojão em qualquer lugar, procure um lugar aberto para soltar os fogos de artifício. Não lance fogos de artifício junto às redes de eletricidades, próximo de residências também não é aconselhável.
Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio. Também nunca solte dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins. Caso estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém.
Recomendamos atenção especial com as crianças.




Fonte:

Veja também: