Terça, 11 de março de 2014 às 08:30

Luersen cobra Política de Eletrificação Rural no PR

O parlamentar citou vários exemplos de queda de energia

O deputado estadual Nelson Luersen cobrou nesta segunda-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa, a criação de uma Política Estadual de Investimento no Setor de Eletrificação Rural. De acordo com ele, apesar de a Companhia Paranaense de Energia (Copel) sempre ser orgulho para o povo do Paraná, infelizmente tem deixado a desejar no setor rural - que tem enfrentado "apagões" por 14 horas no Sudoeste do Paraná, gerando prejuízos. "A queda constante da energia elétrica tem prejudicado os agricultores, pecuaristas e criadores de frango. O homem do campo tem investido significativamente em irrigação, em aviários de ponta, mas não tem tido a contrapartida do Estado", declarou Luersen.

O parlamentar citou vários exemplos de queda de energia em cidades como Honório Serpa e Capanema. "O setor de agronegócios é que impulsiona este País, dando alimento para o povo. Precisamos de constância de energia até para não estragarem as vacinas, para que os produtos sejam sempre de qualidade", ponderou. Luersen calculou que o setor de agronegócios foi responsável pelo crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB) de 2013 e por um terço do crescimento paranaense. Ele cobrou ainda o aumento do número de técnicos no campo. Em algumas regiões, um técnico precisa atender quatro ou cinco municípios.

Luersen enfatizou a necessidade de se instalar luz trifásica no campo, em locais onde existam aviários e agroindústrias - o que fará com a produtividade aumente. "Precisamos urgente de uma política de investimento no setor de eletrificação rural para dar ao homem do campo a segurança que ele precisa para produzir, gerar empregos e manter sua família no meio rural. Além de uma rede trifásica, precisamos de revisão nas redes elétricas e troca de transformadores com urgência", destacou o deputado.

Fonte:

Veja também: