Sábado, 13 de fevereiro de 2016 às 08:51

Obras de duplicação da BR 163 são iniciadas

Fonte: Catve

As obras de duplicação na BR 163 começaram nesta semana. O trecho entre Cascavel e o distrito de Santa Maria, com mais de 15 quilômetros, foi o escolhido para que os trabalhos fossem iniciados.

A primeira fase é a limpeza da área e a partir disso, a estrada começa a ganhar formas.

A reivindicação é antiga e os problemas evidentes. "Bem complicada. Ela não suporta mais o fluxo, é muito caminhão para pouca estrada. E onde tem estrada, tem muito buraco e trepidação", comenta o caminhoneiro Emerson Rafael.

A BR 163 apresenta diversos perigos aos motoristas: com pista simples, sem acostamento, tráfego intenso e uma das mais importantes rotas de caminhões, há pouca segurança para quem utiliza a rodovia.

O que os motoristas mais querem é ver a duplicação pronta. "A estrada precisa. Do jeito que está aqui hoje o movimento, não tem como o cara andar se não tiver como uma melhorada, pelo menos", afirma o motorista Vanderlei Perin.

De Cascavel à Marmelândia, são 73 quilômetros e o investimento previsto para a obra é de R$ 580 milhões.

Na entrada de Santa Maria, a pista terá um desvio. O grande fluxo de veículos deixará de passar pelo comércio do distrito. Para quem depende do movimento para trabalhar, a obra surge em tom de ameaça.

"Queira ou não queira vai nos atrapalhar. Hoje nós temos aí em torno de 20 comerciantes que dependem da BR, desses 98% dependem exclusivamente das vendas às margens da rodovia", explica o comerciante Nailor Vassoler.

A loja tem estoque recheado. O que demonstra investimento por parte do comerciante. "O nosso medo é que a gente não consiga mais sobreviver. Esse é o grande preocupação".

Em três anos, a previsão é de um cenário seja transformado e que as estatísticas sejam diferentes, com a redução expressiva no número de acidentes.



Fonte: Catve



Fonte:

Veja também: