Sexta, 04 de março de 2016 às 14:23

Comercio marquesiense é vítima de cédulas falsas

Redação

Nessa semana um empresa da cidade de Capitão L. Marques recebeu 4 notas falsas de cem reais.

Nas horas de bastante movimento é que os elemento aproveitam para passar as notas, foi que aconteceu em um único comercio nessa semana.

Fica o alerta aos empresários de Capitão para ficarem atentos quanto às notas falsas que estão circulando no comercio marquesiense.



O Banco Central lançou em 2014 um aplicativo que se chama "Dinheiro Brasileiro", que qualquer pessoa pode baixar no celular e ensina como reconhecer uma cédula falsificada. Com o programa, é possível saber, na hora, se a nota é falsa ou verdadeira.

O funcionamento do aplicativo é simples. A própria câmera do celular ou do tablet reconhece a nota. O sistema não analisa se a nota é verdadeira ou falsa, mas exibe todos os itens de segurança que precisam ser verificados, como a marca d água e o fio de segurança. Na cédula de R$ 50, por exemplo, a onça muda de cor.



Segundo a polícia, a pena para quem confecciona e distribui notas falsas é de 3 a 12 anos de reclusão. Já para quem repassa a nota falsa para não ficar no prejuízo, a pena vai de seis meses a dois anos.


Fonte:

Veja também: