Quarta, 19 de março de 2014 às 16:08

Médica Cubana começa a atender em Santa Lúcia

A médica cubana vai reforçar o atendimento básico na saúde do município



Através do Programa Mais Médicos do Governo Federal, o município de Santa Lúcia recebeu na semana passada a médica cubana Doraisis Soto Gonzales, conhecida como Doris. A médica cubana vai reforçar o atendimento básico na saúde do município.
O prefeito Adalgiso Cândido de Souza, o Jasko havia assinado termo de interesse em receber médicos estrangeiros e agora isso se concretizou.
Na manhã de quinta-feira dia 13 o prefeito Jasko e o vice e também Secretário de Saúde Jaury Scariot tiveram a primeira conversa com a nova médica do município. A conversa ocorreu no Gabinete do Prefeito.
Jaury enfatiza a contratação da médica através do programa do Governo Federal. Este programa é excelente, principalmente para os municípios pequenos. Agora estamos adequando a questão de residência para a médica e nosso objetivo é fazer o melhor para a população.
O prefeito Jasko lembra que quando o programa foi lançado o município aderiu e que agora recebe a médica Cubana... Quando o programa surgiu, fizemos o cadastro para que viessem médicos para Santa Lúcia e fomos atendidos. Durante conversa percebi que é uma pessoa muito comunicativa e fico feliz por ter dado certo. Na época solicitamos dois médicos, já fomos contemplados com um, já ficamos satisfeitos.
A nova médica Doris fará parte do PSF -Programa Saúde de Família.

O Programa
O Programa Mais Médico faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.


Fonte:

Veja também: