Terça, 05 de abril de 2016 às 13:54

Com previsão de baixas de temperaturas, cuidados redobrados para evitar a gripe

Com previsão de baixas de temperaturas, cuidados redobrados para evitar a gripe

Da Redação

A chegada do outono e a queda das temperaturas demandam um cuidado maior para prevenir a gripe. É durante esse período que aumentam os casos da doença e as medidas de controle devem ser intensificadas para diminuir a transmissão do vírus.
Para evitar a gripe, é recomendado lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, e ao chegar da rua. Outra orientação é cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar. As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool. Objetos de uso pessoal, copos, talheres e alimentos não devem ser compartilhados. Também é necessário evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
A enfermeira chefe da Secretaria de Saúde, de Capitão Leônidas Marques, Ivone Bortolace, explica que as pessoas necessitam de cuidados especiais e quais cuidados essenciais devem ser tomados. "A população confunde a gripe com o resfriado. A Gripe é coisa séria. Ficar em locais arejados, bem ventilados, usar lenços descartáveis ao tossir, lavar bem as mãos com freqüência, limpar bem os objetos com álcool gel que usam com freqüência. Em 2009, tivemos casos de H1N1 em Capitão e todo cuidado é pouco".
A campanha nacional de vacinação contra gripe está prevista para começar no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio. Alguns estados, como São Paulo, anteciparam a vacinação pelo SUS devido ao aumento precoce de casos da infecção.

Fonte:

Veja também: