Terça, 02 de agosto de 2016 às 13:52

Saúde: Projeto de Capitão é finalista do prêmio Inova SUS 2015


O premio inova SUS busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS.
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), divulgou   o resultado final do Prêmio InovaSUS 2015 – Gestão do Trabalho no SUS.
O premio Vitor Valendolf (Vitinho de Ouro) concedido em Capitão L. Marques ficou em 30° lugar a nível nacional.
O prêmio constituído por dez categorias tem a finalidade de avaliar anualmente profissionais e as atividades relacionadas ao atendimento e serviços desenvolvidos nas Estratégias Saúde da Família incentivando e divulgando as atividades exitosas realizadas em cada unidade.
O projeto objetiva a valorização profissional e a melhoria dos serviços de saúde nas unidades de ESF. São premiadas ações de humanização no atendimento, inovações dos processos, clima organizacional entre outros.
No processo, todos são beneficiados, os profissionais da saúde das equipes das unidades por serem reconhecidos e valorizados e os usuários do sistema que passam a ter uma ampliação do acesso e da qualidade do serviço oferecido em cada  ESF.
A primeira edição da premiação ocorreu no dia 30 de dezembro de 2015 o projeto totalmente idealizado pelo prefeito de Capitão, Ivar Barea com o apoio do ex-secretário municipal de saúde Roberto da Silva e com auxílio do ex-secretário de administração Anderson Pezzatto e a enfermeira Bárbara Marca, foi uma iniciativa pioneira no país.
Capitão conta com 18 unidades ESF que juntos contemplam 100% da população.
Em outubro de 2015 outro projeto recebeu o prêmio como um dos 15 municípios do país com melhor programa em atenção de saúde básica, recebendo medalha no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil.
A Secretária de Saúde Ivone Bortolace, comenta sobre a motivação que o prêmio traz para os servidores.
Hoje, Capitão é destaque na região pela qualidade diferença no atendimento à população, não há mais filas nos postos de saúde, há sempre médicos à disposição em qualquer uma das oito ESF do município, além das visitas domiciliares do caso de pacientes idosos ou com dificuldade de locomoção. Realizadas semanalmente uma equipe de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e agentes de saúde vão até a casa  do paciente toda semana realizar visitas exames rotineiros garantindo assim uma melhora significativa na vida da população.
Na primeira edição do “Vitinho de Ouro” a Unidade destaque foi a do distrito do Bom Jesus, também vencedora da categoria Resolutividade, foi à unidade que teve o melhor desempenho na maioria das categorias, mostrando a sintonia que há entre a unidade, equipe e a comunidade.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: