Sexta, 05 de agosto de 2016 às 13:41

Lei Maria da Penha completa 10 anos. Em Capitão foram 76 casos de agressão em 2015


Neste mês de agosto a lei que foi criada para coibir a violência doméstica contra a mulher completa 10 anos. A chamada de Lei Maria da Penha foi sancionada no dia 07 de Agosto de 2006. No Paraná, até Junho deste ano, havia quase 50 mil processos de violência doméstica em andamento. Segundo dados consolidados pelo Ministério Público Estadual, foram registrados no estado 17.639 casos de violência doméstica contra a mulher entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015.
Ainda é bastante comum noticiarmos violência doméstica, sofrida por mulheres.
Mesmo assim o percentual de mulheres que sofrem com a violência domestica e que denunciam o agressor é muito abaixo do que se espera, dados apontam que a cada 100 mulheres agredidas apenas 33 registram boletim de ocorrência, e 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos.
No ano de 2015, foram registrados na comarca de Capitão, 76 casos de agressão contra a mulher. Esse número se refere aos casos registrados, fora os que muitas vezes não são registrados.
 
 
Atualmente ainda há uma enorme parte que não conhece seus direitos e não sabe o que fazer quando vivenciam esse tipo de violência na própria pele. São mulheres de todas as classes sociais ricas e pobres, que vivem em situação de violência.
 
O presidente do Conselho da Mulher de Capitão, Marlon Felipe Presotto comentou sobre o conselho da mulher, que esta iniciando suas atividades em capitão.
 
A mulher em situação de violência pode procurar as Delegacias da Mulher e, caso não exista uma unidade especializada no município, a vítima pode dirigir-se a qualquer delegacia de polícia. Além disso, há as Promotorias de Justiça em cada comarca e Promotorias de Justiça especializadas em alguns municípios.
 
Ouça a reportagem de Roberto Pereira
 

Fonte: Da Redaçao

Veja também: