Sábado, 03 de maio de 2014 às 10:14

Mais de 60 mil pessoas na Expocap 2014

Redaçao




Da Redação

O município de Capitão Leônidas Marques viveu de 23 à 28 de abril uma das maiores festas já realizada. AExpocap 2014- Exposição da Indústria, Comércio e Agropecuária marcou os 50 anos de emancipação politica e administrativa do município.
Na véspera da feira, alguns problemas surgiram:o evento havia sido cancelado pela justiça local, mas posteriormente foi autorizado pelo Tribunal de Justiça, que após análise do recurso apresentado pelo Município de Capitão entendeu que o evento poderia ser realizado. Além disso, a administração municipal não contou com o apoio da ACICAP (Associação Comercial e Industrial de Capitão Leônidas Marques) na organização. Mesmo com esse impasse a exposição foi coroado no quesito público.
A população marquesiense e visitantes de vários municípios assistiram os shows de João Neto e Frederico na primeira noite. No segundo dia foi a vez de Milionário e José Rico. O terceiro show foi de Pedro Henrique e Fernando. No sábado foi a vez de Jean e Julio. No domingo Pedro Paulo e Alex atraíramo maior público. Encerrando as festividades, na segunda-feira Patati e Patatá encantaram as crianças. Além dos shows, o público pôde prestigiar a Festa do Peão Boiadeiro nos dias 25, 26 e 27.
Os ex-prefeitos e familiares daqueles que já faleceram também foram homenageados na primeira noite da Expocap. Na segunda-feira (28) aniversário de 50 anos de Capitão, foi servido à população um bolo de 50 metros de comprimento.
De acordo com a Polícia Militar passaram pela feira nos seis dias mais de 60 mil pessoas. A média por dia foi de 8 à 12 mil pessoas, levando em conta que na quinta-feira (24) e no sábado (26) foram os dias com mais visitantes.
O prefeito Ivar Barea agradeceu todos que contribuíram para a festa. "Eu só tenho que agradecer, a todos que contribuíram, os expositores, os patrocinadores, a equipe organizadora, o pessoal da segurança, os que fizeram a limpeza, e principalmente as famílias que ali residem em torno aonde aconteceu a feira. Quero agradecer de coração. Quanto a prestação de contas assim que for finalizada será repassada com certeza à população".
O Presidente da CCO- Comissão Central Organizadora - Valmir Antunes comentou sobre a presença maciça do público. "O grande público em todas as noites superaram nossas expectativas - mais de 60 mil pessoas. A responsabilidade é grande, por ser a primeira feira que organizamos e pelo que ela significa - os 50 anos de Capitão. Então quero agradecer todos que estiveram envolvidos na organização".
Além da Polícia Militar local, foram contratados 40 seguranças para fazer a segurança durante todos os dias de exposição.
A nossa reportagem identificou com os expositores e os visitantes alguns pontos positivos e também negativos. Positivos: estrutura montada e a qualidade dos shows de renome nacional que foram gratuitos e atraíram milhares de pessoas. Negativos: a falta de sinalização dentro da feira e alto-falantes em toda a área da feira para comunicados; a área de estacionamento para expositores deveria ser exclusiva (o que teve somente nos dois primeiros dias da feira); preço excessivo dos alimentos e bebidas na praça de alimentação; acesso limitado aos camarins dos artistas à imprensa para entrevistas e fotos; informaçõesdesencontradas por parte da organização; pouco número de expositores locais, falta de mais acessos à entrada da feira; entre outros pontos.

AVALIAÇÃO
No final da exposição ouvimos a opinião de alguns expositores. Claudio Zeni do Sindicato dos Trabalhadores Rurais comercializou mudas de árvores e flores faz uma avaliação. "Comercialmente atingimos o objetivo, mas acredito que para uma próxima uma sugestão seria deixar a feira de mudas próximo do portão de saída, pois as pessoas compram as mudas e já se dirigem às suas e casas e não precisam ficar carregando as mudas durante a visitação nos estandes".

Alex Ricardo da Cobra Construções de Santa Tereza do Oeste também avaliou o evento. "A avaliação foi positiva, tivemos muitas pessoas nos visitando e agora iremos fazer os contatos".

O empresário Leandro Scarton da Magleite de Santa Tereza do Oeste também faz sua avaliação. "Fechamos alguns negócios, os produtores já nos conhecem, é a terceira vez que viemos expor em Capitão, mas uma sugestão que dou para a organização é a questão de estacionamentos para os expositores, a entrada ficou muito longe e visitantes estacionavam nas vagas dos expositores, pois não havia um controle".

Edimar Vaz da empresa Quatro Estações e diversidades também elogiou a exposição. "Muitas pessoas que não conheciam nossa loja, nossos produtos, e agora ficaram conhecendo. Estamos comemorando um ano de loja e muitos não tinham conhecimento da nossa empresa. As vendas foram boas, ficamos satisfeitos".

Ouvimos também os empresários da empresa Ellegance Móveis. Antonio Martins de Oliveira e Celso dos Santos Queirós. "A organização está de parabéns pela estrutura, a festa estava maravilhosa, e quanto aos contatos, fizemos vários. Muitas pessoas de outras cidades que não conheciam nosso trabalho ficaram encantadas com os móveis que expomos, agora é correr atrás e atender esses clientes".

Fonte:

Veja também: