Terça, 06 de setembro de 2016 às 10:32

Juiz da comarca assumiu por poucas horas a prefeitura de Santa Lúcia


 
 
O juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Capitão Leônidas Marques, Arthur Araújo Oliveira,  assumiu a prefeitura de Santa Lúcia nesta segunda-feira (5). Segundo informações, o prefeito do município, Adalgizo Cândido de Souza (PV), popular Jasko, teria saído de férias e a prefeitura ficou sem comando.
Nestes casos, quem deveria assumir seria o vice-prefeito, mas ele pediu exoneração já há um bom tempo. Outra alternativa seria o presidente da Câmara de Vereadores, mas também não é possível, pois ele é candidato à reeleição.
Sendo assim, fica sob responsabilidade do juiz da comarca comandar o executivo. No final da tarde de segunda-feira os vereadores foram chamados para ir até a Câmara de Vereadores  quando foi dado a posse do juiz.
O Doutor Arthur comentou da necessidade de estar assumindo a administração municipal. “É um momento histórico. Fui surpreendido por uma comitiva de vereadores dizendo que eu era o novo prefeito de Santa Lúcia. Haveria na linha sucessória o vice, mas o mesmo pediu exoneração, o presidente da câmara é candidato à reeleição, e ainda haveria segundo a lei orgânica do município o procurador jurídico, como o município não possui, o cargo passa para o juiz da comarca, que no caso sou eu”.
O decreto de afastamento do prefeito em Santa Lucia é até dia 9. O juiz explica que o prefeito pode voltar a qualquer momento, pois o cargo é dele.
Doutor Arthur explica como fica o atendimento no Fórum já que agora ocupa o cargo de prefeito. “Eu me afasto das funções de juiz e Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral serão informados, e quando o prefeito Jasko voltar, retornarei ao meu cargo de juiz da comarca”.
O meritíssimo falou desse fato inusitado de um juiz assumir o cargo de prefeito. “Acredito que no judiciário paranaense nunca se deu esse fato. Se já aconteceu não tenho notícia e me sinto muito honrado de certa forma integrar a história do município de Santa Lúcia”.
Arthur fala da primeira atitude que toma no dia de hoje como prefeito de Santa Lúcia. “Vou ficar a par da situação e fazer reunião com servidores para traçar um plano de ação”.
E na metade da manha o prefeito Jasko em função da situação gerada desistiu da licença e voltou para o cargo de prefeito.
 
 

Fonte: TV Taroba e Redação Interativa

Veja também: