Quarta, 19 de outubro de 2016 às 10:44

Palestra relativa à prevenção do câncer de mama foi ministrada em Capitão. A parceria foi entre Sicoob e Acicap


Uma palestra de prevenção ao câncer de mama foi ministrada nessa terça-feira em Capitão L. Marques. A parceria entre o Sicoob e ACICAP- Associação Comercial trouxe para ministrar a palestra o medico oncologista Ademar Dantas da Cunha Junior.
Nesse mês de outubro o sistema Sicoob Paraná com o apoio do Instituto Sicoob Paraná  realiza   uma série de ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, como forma de apoiar a campanha “Outubro Rosa”, evento comemorado em todo o mundo para lembrar a luta contra a doença.
As ações da campanha vão de entrega de camisetas nas cooperativas, junto com cartazes, adesivo e bexigas para colocar nos pontos de atendimento, tal como a realização de palestras relativas a prevenção do câncer de mama. As ações são uma forma a mostrar a importância dos exames preventivos do câncer de mama.
 
A palestra em Capitão foi na Acicap. O oncologista Ademar destacou as principais informações que foram repassadas as participantes.
 
O câncer da mama é o mais freqüente em mulheres de todo o mundo. A estimativa para o Brasil são cerca de 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Hoje a mamografia é a principal forma de promover um diagnostico precoce da doença. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas e mamografia anualmente, além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia mesmo que não tenha sintomas. O risco de câncer de mama aumenta com a idade e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.
Existem ações que podem reduzir as chances de se ter várias doenças, inclusive o câncer, como alimentação saudável e equilibrada, procurando controlar o peso corporal (principalmente depois da menopausa), praticando atividades físicas, evitando o fumo e as bebidas alcoólicas,  frequentando seu médico e fazendo exames preventivos sempre que o mesmo julgar necessário.
 

Fonte: Da Redaçao

Veja também: