Quinta, 17 de novembro de 2016 às 08:58

Assessoria da Usina Baixo Iguaçu esclarece noticia veiculada pelo MAB



 A Assessoria de Comunicação da Usina Baixo Iguaçu enviou nota na tarde de ontem rebatendo alguns dados que foram veiculados pelo site FMInterativa.net a respeito de uma matéria postada no Site do MAB- Movimento dos Atingidos por Barragens.
  
http://www.fminterativa.net/noticia-detalhe.php?id=4026&slug=usina-baixo-iguacu-sera-tema-de-uma-audiencia-publica-na-proxima-sexta-feira

 
Sobre "debater a violação dos direitos das famílias que perderam suas propriedades e meios de vida em função da construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu", ninguém teve seus direitos violados e ninguém perdeu suas propriedades. Trata-se de informação tendenciosa e equivocada.
 
Sobre "São mais de mil famílias atingidas, que continuam esperando indenização", são condiz com a verdade. Esse número é fantasioso e especulativo. O último cadastro realizado reúne cerca de 400 famílias.
 
Sobre "Consórcio Energético Baixo Iguaçu", o nome correto é Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu ou, simplesmente, Usina Baixo Iguaçu.
 
Sobre, "Há mais de três anos, mais de mil famílias atingidas distribuídas pelos municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu aguardam um acordo sobre o preço mínimo da terra para indenização", novamente a informação não é verdadeira, pois não são mais de mil famílias e as famílias que possuem direito legítimo às indenizações já estão negociando suas indenizações, conforme o termo de acordo apresentado pela Usina Baixo Iguaçu no dia 11 de outubro próximo passado. Não existe três anos de espera. Os termos do acordo estão colocados e sendo aplicados já para as primeiras 150 famílias que iniciaram as negociações individuais.
 
Sobre “optando pela desapropriação forçada nas áreas atingidas”, não é verdade. Não existe desapropriação forçada. As áreas serão compradas e indenizadas, conforme termo de acordo proposto.
 
Sobre “A Usina está com 60% das obras concluídas”, não é verdade. O projeto está com 48% das obras executadas.
 
Esclarecimentos da Assessoria de Imprensa da Usina Baixo Iguaçu.
 
 
 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Usina

Veja também: