Sexta, 18 de novembro de 2016 às 11:41

Estado vai responsabilizar prefeitos que reduzirem serviços de saúde à população, em Capitão prefeito Ivar diz que a cidade não corre esse risco


A Secretaria de Estado da Saúde vai responsabilizar os prefeitos que de alguma forma desativem serviços ou reduzam atendimentos pelo SUS neste fim de ano. O alerta foi dado no começo do mês pelo diretor-geral da secretaria, Sezifredo Paz, durante encontro com secretários municipais de saúde, em Curitiba. 

A preocupação é com possível redução de serviços para adequação orçamentária e financeira, tendo em vista o término de gestões municipais. De acordo com Sezifredo, o processo de transição em algumas prefeituras não pode afetar a rede assistencial e a regularidade das ações de saúde. 


As equipes das 22 regionais de saúde do Estado estão monitorando a situação em cada município. Casos de irregularidades serão informados ao Ministério Público, responsável por tomar as medidas cabíveis nessas ocasiões.


O alerta se deve também à chegada do verão e ao risco de novas epidemias de dengue, zika e chikungunya. O calor e as temperaturas mais altas são favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. O momento é de reforçar as ações de prevenção em cada município. 

Em Capitão o prefeito Ivar Barea falou sobre essa situação, e disse que o município assim como vários outros da região, gastam mais do que o estipulado pela Lei com a saúde e mesmo assim não vai diminuir os atendimentos.

 

Fonte: Da Redaçao

Veja também: