Segunda, 21 de novembro de 2016 às 14:18

Autoridades de várias esferas se unem para intervir pelos atingidos da Baixo Iguaçu


Na sexta feira (18) autoridades visitaram o acampamento, dos atingido pela formação da barragem da Usina Hidrelétrica do baixo Iguaçu. Pela manha aconteceu uma reunião apenas com a comissão dos atingidos e autoridades, na igreja da comunidade de Marechal Lott em Capanema. Após todos almoçaram no acampamento montado ao lado do portão de acesso a obra, que impede a entrada de materiais para a construção da usina.
Em seguida voltaram ao pavilhão da comunidade de Marechal Lott para dar inicio aos trabalhos da Audiência Publica, com a presença de representantes do MAB- Movimento de Atingidos por Barragem, Ministério Público, e Comissão De Direitos Humanos da Câmara Federal, o secretário para assuntos Fundiários Hamilton Serighelli, Deputados estaduais: Tadeu Veneri, Nelson Luersen, Professor Lemos e Marcio Pacheco, Deputados Federais: Padre João e Assis do Couto, e ainda a assessora da Senadora Gleise Hoffmann, ex Deputada Estadual Luciana Rafagnin. Também estavam presentes o prefeito Ivar Barea e o futuro Cláudio Quadri de Capitão e o prefeito eleito em  Capanema Americo Bellé.
A audiência começou com uma apresentação cênica dos atingidos, mostrando o porquê que estão lutando. A apresentação mostrou toda a sua cultura e história. Logo após foi formado a mesa com as autoridades presentes e que se pronunciaram todos em favor dos atingidos e demonstrando que estão entrando realmente na discussão das famílias com a Usina Baixo Iguaçu.

Darci Frigo, Coordenador do fundo Brasil de Direitos Humanos e coordenador executivo da Terra de Direitos, que esteve na Usina de Belo Monte no Pará, falou sobre a importância dos trabalhadores se unirem e lutarem por suas terras:


 
O deputado Nelson Luersen também reafirmou o apoio aos atingidos:


 
Hamilton Serighelli, falou sobre o porquê dos atingidos terem paralisado a obra da UHE do Baixo Iguaçu:
 
 

O agricultor Jardel tambem fala sobre a importancia da reunião sobre as negociações com UHE Baixo Iguaçu:



Os atingidos tiveram ainda a chance de se manifestar e expor a suas ideias as autoridades presentes que garantiram que vão ajudar a retomar as negociações paradas a mais de 1 mês.
 
A Usina Baixo Iguaçu também foi convidada a comparecer, mas divulgou uma nota dizendo que só volta a negociar e participar de reuniões com os atingidos, se a entrada do canteiro for totalmente liberada.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: