Quarta, 23 de novembro de 2016 às 11:36

NP “caça” petróleo no Paraná. Técnicos procuram há meses indícios de óleo e gás no Sudoeste


Uma grande equipe de homens percorrem, áreas rurais do Sudoeste do Paraná em busca de vestígios da existência de petróleo e gás no subsolo da região. A centenas de quilômetros da costa brasileira, que há três décadas concentra as principais descobertas do setor. Esses trabalhadores passam o dia nos municípios da nossa região que teve inicio em Dois Vizinhos e segue até a região de foz do Iguaçu. Aqui em  Nova Prata do Iguaçu as pesquisas estão sendo realizadas nas áreas urbanas e interior. Funcionários de uma empresa contratada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), estão fazendo o mapeamento sísmico da região, espécie de “ecografia” das camadas subterrâneas, para saber se elas têm condições de acumular hidrocarbonetos. E quem é do campo já está acostumado com os grandes maquinários, mas esses caminhões estão chamando a atenção. A busca é por petróleo e gás natural, esse estudo será realizado em grande parte do Estado. Segundo o Geólogo Ronan Ávila da ANP as regiões são favoráveis para as pesquisas.
 
Os caminhões possuem pranchas que vibram sobre o solo. Essa ondas passam por várias camadas da terra e voltam até chegar nos sensores espalhados por quilômetros, é pela a velocidades dessas ondas que os equipamentos podem mostrar se há possibilidades de existir Petróleo ou Gás Natural.  Outros objetos que tem chamado atenção da população são os sensores na áreas urbana, que nós fomos pesquisar e tranquilizar aqueles que ficaram assustados com os aparelhos próximos de suas residências e AutoSeis- Serviços Geofísicos Globais: Extremamente produtivo, incrivelmente simples, totalmente escalável, sem cabos de interligação ou ligações de rádio complexas. O AutoSeis é um avanço claro em termos de produtividade da tripulação, qualidade de dados e risco reduzido. As unidades AutoSeis são bem-sucedidas em diversos ambientes e terrenos em todo o mundo, incluindo deserto, ártico, cordilheira, florestas com grandes copas, terrenos agrícolas e ambientes urbanos. Segundo o geólogo Ávila Essa é apenas uma fase inicial, se houver algum indício de Petróleo e Gás Natural na região o governo abre uma licitação e a empresa vencedora pode explorar o local.
 
Dependendo do diagnóstico, essas áreas podem, no futuro, se transformar em verdadeiros campos produtores de petróleo e gás.

 

Fonte: Radio Jovem Prata-Ademir Maia / Fotos: Gazeta do Povo

Veja também: