Segunda, 02 de junho de 2014 às 13:33

Curso ensina agricultores de Santa Lúcia como aplicar corretamente agrotóxicos

Redaçao Correio do Povo



Da Redação


A preocupação com o Meio Ambiente, vinculada à economia no uso de defensivos agrícolas é uma preocupação constante do produtor rural, visto que além dos gastos com defensivos, outros custos estão agregados. Visando promover mais conhecimento sobre estas questões, a Secretaria de Agricultura através da Administração municipal de Santa Lúcia promoveram recentemente um treinamento para agricultores sobre a aplicação correta e segura de agrotóxicos.
A turma formada por 12 agricultores recebeu do instrutor do Senar noções básicas de aplicação de defensivos na forma correta. Eles participaram de aulas teóricas e práticas sobre a aplicação correta dos defensivos, manejo dos produtos, uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), preparo de calda, noções de toxicologia, sintomas de intoxicação e de primeiros socorros.
Durante o curso, os instrutores também oferecem explicações sobre as seguintes leis em vigor: Lei 7.802/89, que estabelece o uso dos agrotóxicos pelo aplicador; NR-31 (Norma Regulamentadora), de 2005, direcionada para o trabalhador; e a Lei 9.774/2000, que trata da devolução de embalagens vazias dos agrotóxicos.
O curso foi realizado pelo SENAR com parceria com a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Emater. Foram três dias de treinamento cujo encerramento ocorreu na tarde de quarta-feira (21).
A reportagem da Rádio Interativa e Jornal Correio do Povo Paranaense estiveram presentes no encerramento.
O Instrutor do Senar Paulo Roberto Marchesan sintetiza as questões abordadas no curso. "É importante ler os rótulos, aplicar a dosagem correta do produto, além da proteção correta do aplicador. Ensinamos à evitar perdas e muitos produtores não tinham o conhecimento básico que precisa, até mesmo cuidar da própria saúde".
O Secretário de Agricultura Reni José Seibert explica os motivos pela escolha desse curso. "Queremos o bem estar de nossos produtores, eles tem que se atualizar e saber usar corretamente os produtos sem prejudicar sua saúde e também o alimento que estão produzindo".
Os agricultores Ilário Dill é presidente do Conselho Municipal de Agricultura e participou do curso e disse que foi melhor do que esperava. "Percebi que estava errado em muitas coisas, achava que três dias era muito tempo, mas não é. Foi muito produtivo, é preciso que todos os agricultores e produtores participassem desses cursos, pois somos nós os maiores beneficiados".
O vice-prefeito e Secretário de Saúde Jaury Scariot ressalta a necessidade levar conhecimento aos agricultores no quesito saúde. "É um curso muito importante, precisamos investir mais nesses cursos, trazer mais conhecimento ao homem do campo, priorizando principalmente a saúde dos nossos agricultores".
O prefeito Adalgizo Cândido de Souza, o Jasko enfatiza que muitas vezes o manuseio errado pode causar problemas sérios. "Ás vezes a pessoa pode se intoxicar e prejudicar a sua saúde e até de outras pessoas. Essa parceira com o Senar, Emater e Secretaria de Agricultura vem enriquecer os produtores com mais conhecimento".

Fonte:

Veja também: