Quarta, 04 de janeiro de 2017 às 14:13

Cerca de 150 mil meninos podem tomar vacina contra HPV no Paraná


A partir de hoje, cerca de 150 mil meninos paranaenses entre 12 e 13 anos vão receber vacinas contra o HPV pelo SUS – papilomavírus humano. A inclusão do grupo foi anunciada em outubro de 2016, pelo Ministério da Saúde.

Adolescentes do sexo feminino já tomam a dose da vacina desde o ano de 2014, com a finalidade de proteger o câncer de colo de útero, o terceiro câncer mais incidente entre a população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Somente neste ano, o país teve mais de 16 mil novos casos, sendo 860 no Paraná.  Agora, a campanha está foi ampliada para o público masculino, com o objetivo de reduzir a circulação viral e prevenir câncer de pênis, garganta e ânus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem 98% de eficácia no primeiro ano após a última dose. Além disso, a imunização garante proteção indireta para quem não foi vacinado. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o ano que vem, a campanha deve se estender a homens de 9 a 26 anos portadores de HIV.

A expectativa é que até o ano de 2020, meninos de 9, 10 e 11 anos recebam a vacina. A vacina é gratuita e pode ser tomada em qualquer unidade de saúde.

Fonte: AEN

Veja também: