Terça, 10 de junho de 2014 às 16:53

Enchente devasta região do Caxias em Nova Prata do Iguaçu

Assessoria



Mais uma vez o município de Nova Prata do Iguaçu sofre com enxurradas e alagamentos, mas desta vez a cheia foi a maior da história no município onde o Rio Iguaçu subiu suas margens mais de 10 metros com as intensas chuvas ocorridas nos dias 05, 06, 07 e 08 de Junho de 2014.
Os moradores da área rural da cidade foram as mais prejudicadas, com destaque principalmente nas comunidades de Salto Caxias, Vila Salete, Barra do Quieto e Nova Vitória, que tiveram alagamento por completo, destruindo residências, galpões, pocilgas, lavouras, silagem, máquinas, veículos e morte de muitos animais (bovinos, suínos, aves, cachorros, entre outros). A destruição de pontes, bueiros, estradas e acessos de lavouras aconteceram parcialmente em toda a extensão do interior do município. As perdas não pararam por aí, as áreas de lavouras com as culturas de Trigo, Milho e Feijão tiveram perdas significativas, bem como perdas de solo pela erosão e devastação das pastagens.
Uma grande operação foi realizada nestas comunidades mais afetadas. O trabalho envolveu a Administração Municipal, a Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil Municipal, Legislativo Municipal e colaboradores nas regiões mais castigadas. O problema se agravou depois que todas as comportas dos vertedouros da Usina foram abertas, elevando o nível das águas e formando fortes correntezas de água onde causou a destruição total de 10 residências na comunidade de Salto Caxias, as quais foram completamente arrancadas com móveis e pertences. Com isso, o nível do Rio Cotegipe aumentou rapidamente e alagou as comunidades no entorno (Barra do Quieto, Vila Salete, Nova Vitória e Salto Caxias) onde houve a destruição parcial de aproximadamente 150 propriedades e deixando mais de 300 pessoas desalojadas. A enchente também destruiu parcialmente duas igrejas, dois centros comunitários e dois cemitérios.
Algumas destas famílias foram alojadas no Centro Comunitário de Nova Vitória onde tinha roupas enxutas, alimentos, cobertores e colchões providenciados pelo poder público municipal.
A Secretaria de Assistência Social do Município lançou uma campanha com o intuito de arrecadar móveis, materiais de construção, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas e produtos alimentícios para as famílias atingidas. As doações podem ser realizadas diretamente no prédio da Assistência Social, no Centro Comunitário Sinuelo da Paz, ou ligar no (46) 3545-1975 e informar o que deseja doar e onde buscar. O Rotary Club do município também se sensibilizou com o ocorrido e está mobilizando os rotoryanos para arrecadar doações.
O Prefeito Municipal Adroaldo Hoffelder, o Sassá, disse que a preocupação da Administração Municipal é muito grande, "encaminhamos desde segunda-feira toda a estrutura do Setor Rodoviário e do Setor de Agricultura com máquinas e equipamentos para reabrirmos as estradas, concertar pontes e bueiros, e enterrando os animais que foram mortos com as enchentes".
Sassá destacou ainda o trabalho importante da equipe da Assistência Social onde estão cadastrando as famílias atingidas; e uma equipe da Saúde que estão visitando estas famílias. "Estas famílias que tiveram suas casas arrancadas, estamos oferecendo um alojamento seguro".
Sassá disse que o próximo passo é conversar com a Copel para entrarem em um entendimento, buscando as famílias uma contrapartida por parte deles para estas famílias atingidas.
A Administração Municipal e os Técnicos da Defesa Civil estão trabalhando para o município decretar Situação de Emergência no Estado e na União para requerer ajudas.

Fonte:

Veja também: