Segunda, 13 de fevereiro de 2017 às 11:32

Escolas estaduais terão greve em Março


Na próxima quarta-feira (15), os estudantes da rede estadual irão voltar às aulas em todo o Paraná. Ao completar o primeiro mês do ano letivo, no entanto, eles já deverão enfrentar a primeira greve dos professores em 2017. A paralisação, a partir de 15 de março, foi aprovada em assembleia realizada pela categoria neste sábado (11), em Maringá.
Na votação, os professores optaram por seguir a recomendação dos movimentos nacionais que estabeleceram esta data como marco para as paralisações da categoria no Brasil. Outras propostas, de parar as atividades já em 15 de fevereiro ou de interromper as aulas a partir do dia 22 deste mês, foram derrotadas na assembleia.
Mesmo seguindo o calendário nacional da categoria, as principais reclamações dos professores estão centradas nas medidas adotadas pelo governo do Paraná que tratam da redução da hora-atividade, de sete para cinco horas semanais (para o período de 20h), e dos critérios para a distribuição das aulas, que trouxeram prejuízos para os profissionais que se afastaram para cursos de aperfeiçoamento ou por motivos de doença. Os professores também reclamam do atraso no pagamento do reajuste salarial prometido, e depois alterado, pelo governo.
A Secretaria de Estado de Educação (Seed), por sua vez, informou que, se houver paralisação, o governo pretende descontar os dias parados dos salários dos professores.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja também: