O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) enviou uma engenheira ao município de Boa Vista da Aparecida para vistoriar as estradas rurais e pontes danificadas pelas chuvas dos dias 7 e 8 de junho. O Chefe do Departamento de Estradas do município Sedenir Roque recebeu a engenheira e apresentou o relatório e fotos das estruturas danificadas. Somente em um rio, o principal do município, o Platina, a força da água destruiu cinco pontes, afetando o deslocamento de pessoas, a produção do leite e o transporte escolar. As comunidades mais atingidas foram Platina, Esperança e Água Fria. "Na segunda-feira (09) nos reunimos na prefeitura, fizemos equipes e saímos para o interior para avaliar a situação, tiramos fotos, fizemos um levantamento detalhado e pedimos urgência na avaliação destas pontes", explicou Roque.
O município de Boa Vista da Aparecida foi o primeiro a receber a visita do DER e segundo levantamento é o mais prejudicado no quesito estrutura de pontes e estradas. "A engenheira levou informações detalhadas e diversas fotos para o Departamento avaliar e posteriormente ser liberado verbas para a recuperação destas estruturas".
Durante a visita, também foi avaliada a situação do desvio improvisado dos veículos que trafegam na PR 180, pois houve rachadura no trevo de acesso à Boa Vista. "O tráfego intenso não vai suportar, pois a estrada é rural, antiga e estreita. Se vier um caminhão carregado de cada lado ou carreta, não tem como passar, e não tem como voltar", destacou.
A orientação da Polícia Rodoviária Estadual é que os caminhões e carretas desviem pela BR 163 por Capitão Leônidas Marques.
Segundo o governo do estado, a estimativa é que os prejuízos em todo o Paraná passem de R$ 1 bilhão. Em todo o Estado são 152 municípios atingidos e mais de 700 mil pessoas afetadas.
Fonte: