Quarta, 25 de junho de 2014 às 13:30

Famílias atingidas por barragem e enchente pedem ressarcimento

Fonte: Jornal O Paraná


Cerca de 400 pessoas atingidas pela enchente de mais de duas semanas atrás e pelas obras da Usina de Baixo Iguaçu estão em Curitiba para audiências com autoridades. Ontem, comissão foi recebida por diretores da Copel, que é sócia da Neonergia na implantação da hidrelétrica no rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e de Capitão Leônidas Marques. No encontro, elas pediram o ressarcimento dos prejuízos provocados por uma decisão do operador de hidrelétricas no Iguaçu que elas consideram equivocada e que trouxe sérios prejuízos a cerca de 150 famílias ribeirinhas - de Capitão, Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Capanema.
De acordo com o representante das famílias, o atingido Sidnei Martini, a fim de preservar as obras até então já realizadas na Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, a Copel segurou até onde pode o nível dos seus reservatórios. "Mas quando percebeu que a situação era insustentável, decidiu abrir as comportas praticamente ao mesmo tempo. Com isso, um grande volume de água desceu o rio ao mesmo tempo, avançou pelas margens e ocupou dezenas de moradias, além de provocar milhões de reais em perdas no canteiro de obras da futura hidrelétrica". Parte das famílias perderam tudo (casa, animais, plantações e até veículos) e outras tiveram danos parciais em plantações, áreas de pastagens e em benfeitorias.
Sidnei informa que as famílias não têm como arcar com um prejuízo tão grande e que teria sido provocado por uma atitude do operador. "Entendemos que devemos ser ressarcidos, porque os danos são enormes", conforme Sidnei. No entanto, a conversa com os diretores da Copel avançou pouco. Hoje, às 9h30, estava previsto que as famílias seriam recebidas por deputados na Assembleia Legislativa do Estado. Além de pedir ajuda quanto aos estragos provocados pela enchente, elas voltarão a solicitar ajuda da Alep quanto às negociações com o Consórcio Geração Céu Azul, que venceu licitação à implantação da hidrelétrica no rio Iguaçu. Os principais temas da pauta são os valores das indenizações das áreas que serão ocupadas pelo empreendimento e quanto aos futuros reassentamentos.

Fonte:

Veja também: