Segunda, 30 de junho de 2014 às 14:11

Chuvas do fim de semana afetaram municípios da região

Redaçao


Um alerta da Defesa Civil de Curitiba anunciava mais uma possível catástrofe ambiental na região Oeste e Sudoeste do Paraná. Devido à vazão das comportas da Usina Salto Caxias, que até a noite de sábado chegou a quase 12 mil milímetros cúbicos por segundo, mais de dez famílias residentes em Boa Vista da Aparecida tiveram de ser retiradas às pressas. O risco era de que mais uma enchente fosse provocada na região.
A prefeitura de Realeza, no Sudoeste do Paraná, e a Defesa Civil local retiraram as famílias que estavam nas comunidades lindeiras ao Rio Iguaçu. Uma das comunidades mais afetadas foi a de Marmelândia, que na última enchente contabilizou enormes prejuízos, deixando a maioria dos moradores desabrigados e casas danificadas.
Cerca de 200 moradores de comunidades rurais de Nova Prata do Iguaçu deixaram as casas entre a tarde de sexta-feira (27) e a manhã de sábado (28). As famílias procuraram abrigo na casa de familiares e amigos desde o alerta emitido pela Copel à Defesa Civil sobre a abertura das comportas da Usina de Salto Caxias. No dia 7 de junho, ao menos nove casas foram arrastadas pela água depois de a hidrelétrica liberar o excedente de água em função das chuvas que atingiram a região.
Desta vez, apontou o diretor assistencial da Defesa Civil, Sérgio Faust de Nova Prata, as famílias tiveram tempo de se preparar para a cheia e, como a água foi liberada com mais tempo e aos poucos, o alagamento é 70% menor.
Entre as comunidades ribeirinhas mais vulneráveis à alta do Rio Iguaçu estão a Vila Salete, Salto Caxias, Nova Vitória e Barra do Quieto.
Mesmo sem nenhum registro de desabrigados, a Defesa Civil de Realeza e de Capitão Leônidas Marques orientaram a população para que estivessem atentas às informações repassadas pelos bombeiros comunitários, a fim de evitar prejuízos ainda maiores do que os causados no início deste mês.
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a ponte sobre o Rio Iguaçu, entre Realeza e Capitão Leônidas Marques, ficou liberada ao tráfego de veículos. O tráfego só seria impedido se o nível do rio subisse, semelhante ao que ocorreu na última enxurrada. Em Capitão também foram registrados deslizamentos de terra, mas sem vítimas.
Em Francisco Beltrão, muitas famílias foram retiradas de suas moradias devido às fortes chuvas. Na região, 57 pessoas ficaram desabrigadas, três casas foram danificadas e uma destruída. Apenas quatro pessoas ainda permanecem desabrigadas.
A chuva de granizo que atingiu Corbélia, no oeste do Paraná, na noite de sexta-feira (20) deixou ao menos 23 feridos e 15 desabrigados. Na manhã desta segunda-feira (23), 21 pessoas permaneciam internadas no Hospital Santa Simone, três delas em estado grave. Quase todas se feriram após caírem do telhado tentando evitar que a chuva causasse mais prejuízos. Um morador foi eletrocutado.
, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 8h15 desta segunda. O número de pessoas afetadas aumentou de 26.220 para 26.786 e o de casas danificadas é de 6.902. A maior parte dos estragos registrados em 26 municípios do estado até a manhã desta segunda foi causada pelos dos ventos fortes e do granizo.
Em vários municípios do sudoeste do estado, agricultores tiveram prejuízos com as lavouras de trigo e de milho. Em Verê, ao menos 30 aviários foram destruídos durante a chuva. Cerca de 70 propriedades rurais de Itapejara do Oeste foram afetadas e 40 famílias tiveram que passar a noite de domingo (22) na casa de familiares. Em Coronel Vivida, a chuva de granizo que durou cerca de 20 minutos e o vento forte destruíram quase todo o telhado de uma escola rural do município que ficou alagada. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado. E, no distrito de Vista Alegre, todas as 100 casas da comunidade tiveram a cobertura danificada.
Os municípios de São João e Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, decretaram situação de emergência nesta segunda-feira (23) por causa das chuvas e vendavais ocorridos entre o fim da tarde de sexta-feira (20) e o domingo (22).
Entre os outros municípios atingidos estão Ampére, Campina do Simão, Cantagalo, Capanema, Chopinzinho, Coronel Vivida, Francisco Beltrão,Guaraniaçu, Guarapuava, Londrina,Marmeleiro, Marquinho, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Prudentópolis, Realeza, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São João, Turvo e Verê, Alto Paraíso, Altônia, Bela Vista do Paraíso, Flor da Serra do Sul, Foz do Jordão, General Carneiro, Guaraniaçu, Honório Serpa, Japurá, Lapa,Mangueirinha, Pinhão, Pranchita, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, Quitandinha.

Fonte:

Veja também: