Terça, 01 de julho de 2014 às 09:16

Chuvas e abertura das comportas: Sobrou destruição em Nova Prata

Jornal de Beltrão


No início do mês, o Paraná passou por uma das suas maiores catástrofes, quando mais de 50 municípios decretaram situação de emergência devido ao excesso de chuvas. Começou a chover na sexta-feira, 6, provocando uma elevação repentina das águas do Rio Iguaçu. Porém, Nova Prata do Iguaçu não sofreu apenas pelo excesso de precipitação. No sábado, 7, foram abertas as comportas da Usina Hidrelétrica José Richa - Salto Caxias (que fica dentro do município), para aliviar a pressão da barragem, e a água atingiu o entorno da usina.
A Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu alega que os prejuízos causados pela abertura das comportas podem chegar a R$ 15 milhões. De acordo com relatório de danos, 13 famílias que têm propriedades próximas à usina perderam suas casas, pertences, produções agrícolas e pecuárias por causa da grande quantidade de água que foi escoada.
A Copel, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Estado, ainda não se posicionou sobre o pagamento dos prejuízos relatados pela prefeitura. Mas já está marcada reunião para o dia 4 de julho, quando representantes da empresa se encontrarão com o prefeito Adroaldo Hoffelder, Sassá (PMDB), para confrontar e checar dados apurados pelas duas instituições e então haverá uma proposta para atender as famílias. De acordo com matéria divulgada pela Agência Estado, a abertura das 14 comportas foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e isso foi feito de forma gradual, porém, imprevistos causados pelas chuvas impediram o aviso integral a todos que posteriormente foram atingidos.
Famílias estão abrigadas em casa de amigos e parentes
As 13 famílias que tiveram suas casas destruídas pela água estão na casa de amigos e parentes. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Nova Prata do Iguaçu, Antônio Masiero, logo no início do incidente, algumas delas foram alojadas no Centro Comunitário de Nova Vitória, comunidade próxima ao acesso da Usina Salto Caxias.

Ederson Lira também faz parte da Defesa Civil e afirma que a Prefeitura deu apoio aos atingidos, com resgate, alojamento e acompanhamento de assistente social. Na quarta-feira, 25, o município recebeu da igreja matriz em torno de 20 toneladas de donativos. Nova Prata do Iguaçu tem uma população de 10.500 habitantes e foram registradas 720 pessoas que tiveram perdas com a enchente. Antônio Masiero diz que, em reunião na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), lideranças presumiram que, se o incidente das comportas tivesse acontecido à noite, em torno de 50 pessoas poderiam ter sido mortas.
As comunidades atingidas pela abertura das comportas da usina, segundo a Defesa Civil, foram Barra do Quieto, Salto Caxias, Nova Vitória e Vila Salete.


Fonte:

Veja também: