Terça, 30 de maio de 2017 às 11:26

Adapar estima que 30% do rebanho bovino e bubalino da região de Capitão, Santa Lucia e Boa Vista não foi vacinado


A campanha de vacinação contra a febre aftosa chega ao fim no próximo dia 31 de maio e na região Oeste 187.517 bovinos e bubalinos de até 24 meses ainda devem ser imunizados. De acordo as regionais da Adapar (Agência da Defesa Agropecuária), a meta é atingir o rebanho de 596.150 cabeças. Até o momento,
408.633 vacinas foram comprovadas em sistema. A cobertura maior de vacinação deve ocorrer na região de Toledo, onde 43 mil animais devem obrigatoriamente receber a dose. Desse total, 28.810 bovinos foram imunizados, o que corresponde a 62% da meta. Na regional de Cascavel, o plantel inclui 38 mil cabeças e 68% delas, ou seja, 25.840, já receberam a vacina contra a febre aftosa. Produtores que ainda não cumpriram com essa primeira etapa de vacinação no rebanho devem ficar atentos ao prazo final da campanha e evitar multas. A multa mínima por animal é de dez UPFs (Unidades Padrão Fiscal), o que representa em torno de R$ 100, além disso nenhuma movimentação animal vai ser permitida sem a vacinação ou comprovação da vacinação. O Paraná é uma Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Entretanto, é importante o cuidado, já que o vírus da doença, ao contaminar um animal, pode por em risco todo o rebanho.
As doses de vacinas ainda estão  disponíveis nas agropecuárias e cooperativas. Nesta etapa vão ser vacinados os animais de todas as idades, devendo atingir mais de nove milhões de cabeças, que é o rebanho de bovinos e bubalinos previsto no Estado.
A estratégia da Adapar é atingir um índice de vacinação acima de 95 por cento do rebanho.
Em Capitão Leônidas Marques, assim como em todo Paraná, a campanha até amanhã dia 31 de maio. A campanha na micro região de Capitão  que compreende também os municípios de Boa Vista da Aparecida e Santa Lucia   pretende vacinar aproximadamente 75 mil cabeças de gado, mas até o momento estima-se que  30% ou cerca de 22 mil animais ainda não tenham sido vacinados.
 
O técnico agrícola Alex Alves da Unidade Agropecuária de Capitão, fala sobre a campanha na região.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: