Quinta, 01 de junho de 2017 às 14:00

DIA DO DESAFIO: população boavistense participa intensamente das práticas esportivas


A chuva não impediu a realização do evento e 3.423 pessoas participaram

Mesmo com o tempo fechado e muita chuva, a população boavistense participou intensamente dos exercícios físicos que marcaram o Dia do Desafio. Todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, é realizada esta iniciativa promovida pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e que acontece no mundo todo.

Esse ano Boa Vista da Aparecida disputou com a cidade de Gramado Xavier, do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é a conscientização sobre a importância da prática de exercícios físicos. 

Num total, 3.423 pessoas no município todo participaram do Dia do Desafio, (segundo dados registrados no site do sescpr). As equipes que realizaram a conscientização foram muito bem recebidas e todos colaboraram com grande entusiasmo.

Wesley Bertele, vendedor, considera importante a prática do alongamento. “É bom para evitar lesões no dia-a-dia, no cotidiano aqui na loja que a gente pega bastante coisa, aí se alongando evita essas lesões”, afirma Wesley.

Vilmar Santos, frentista, fala da importância da prática de exercícios físicos. “O alongamento faz parte do cotidiano do ser humano, todo dia, um pouco de alongamento faz bem para a pessoa, pois não deixa atrofiar os músculos. A autoestima pessoal aumenta porque acaba estimulando a pessoa a fazer outros exercícios, como caminhada, frequentar academias... quanto mais alongamento você faz, menos você tem cãibra. É ótimo”, afirma Vilmar.

A equipe formada por servidores do Esporte, Educação, Saúde e Administração foi dividida em dez grupos para atender todos os locais previstos, que foram: conscientização no comércio, nas fábricas, nas escolas municipais e estaduais da cidade e do interior, nos períodos da manhã e tarde e o grupo da Terceira Idade. 

As atividades que foram realizadas ao longo do dia foram zumba, caminhadas leves, alongamentos e demais exercícios moderados. Por causa do mau tempo, apenas a pedalada pela cidade foi cancelada. O pontapé inicial nos trabalhos foi nas repartições públicas como Prefeitura, Hospital, postos de saúde, entre outros.

A cartilha de divulgação do Dia do Desafio explica a importância da atividade física no dia-a-dia e recomenda, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 60 minutos de atividade física moderada a intensa, por dia, para crianças e adolescentes e, para adultos, 150 minutos (2h30min) de atividade de intensidade moderada por semana. Confira o que a cartilha diz:

“A atividade física de intensidade moderada – como caminhar, pedalar ou praticar esportes – traz benefícios significativos para a saúde. Em todas as idades, os benefícios de ser fisicamente ativo superam os eventuais danos, decorrentes de lesões, por exemplo. Um pouco de atividade física é melhor do que nenhuma. Ao se tornarem mais ativas ao longo do dia, de maneira relativamente simples, as pessoas conseguem facilmente atingir os níveis recomendados.” 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja também: