Sexta, 02 de junho de 2017 às 13:57

Secretaria de Saúde de Boa Vista faz campanha contra a hanseníase e verminoses


A Secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida aderiu à Campanha Nacional de prevenção a Hanseníase e a Verminoses. O público alvo da iniciativa são as crianças de 5 a 14 anos. O objetivo da campanha é esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. 

Durante a Campanha será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e medicados contra os vermes (geohelmintíases) para melhorar o desenvolvimento físico e mental.

No município as ações da campanha estão sendo coordenadas pela Fonoaudióloga Andreiza Bertoldo e pelo Farmacêutico Eduardo Henrichs. “Nós já estivemos nas escolas entregando o material informativo e a autorização que deve ser assinada pelos pais ou responsável. Somente mediante autorização estaremos avaliando e medicando os alunos na escola”, explica a fonoaudióloga Andreiza Bertoldo.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium lepral. Ela atinge principalmente a pele e os nervos. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

A verminose é uma infecção causada por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarréia frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja também: